domingo, 7 de novembro de 2010

Ciao bella Verona!!

E aqui vai o relato da viagem a Verona que fiz com a Telma! Não tenho escrito no blogue porque estes últimos dias têm sido escola-casa, casa-escola, lá pelo meio houve a festa da Melissa que também faz anos por esta altura...e ontem lá fomos nós passear!

Festa em casa da Melissa

Eles foram todos sair na sexta-feira à noite. Eu e a Telma fomos dormir cedo porque queríamos conhecer outros lugares...já estávamos fartas de ficar os fins de semana fechadas em casa por causa do mau tempo!
Ás 6h50 já estávamos a sair de casa rumo à Stazione Centrale para apanharmos o comboio regional que nos levaria a Verona.....ir para a estação é uma seca...temos de apanhar comboio até ao centro, depois um metro...mas fez-se o caminho com alegria!
Compramos o bilhete de ida e volta que nos ficou por 18€. Não muito comparado com outros destinos como Veneza que fica o dobro por ser mais longe! (Mas também havemos de lá ir!) Ontem descobri a resposta à pergunta do meu pai...Milão e Verona ficam a 148 km de distância!

No comboio

Estação de Verona

Lá iamos nós com a nossa mochilinha cheia de comida para não gastarmos muito a comer fora! Mesmo o espírito de passeio do português emigrante!
Foi a Telma que preparou o roteiro da nossa viagem!
Primeira paragem: O túmulo de Julieta (em italiano: "La Tomba di Giullieta").Quando fui perguntar indicações a uma habitante local, em vez de lhe perguntar pela "Tomba" perguntei-lhe pela "Tromba da Giullieta"! Ela riu-se como é óbvio! Lá fomos nós...

Á entrada da casa-museu

O jardim da casa

É uma casa grande, com um jardim no meio...o jardim tem um poço sem água com moedinhas dos desejos. O túmulo em si está na cave...um sítio pouco iluminado e sem grande encanto...fomos fiar-nos no guia de viagens que o descrevia como "sítio romântico e comovente" o que quase me fez chorar foram os 3€ que dei para entrar lá!

O poço da casa

Museu da casa

O túmulo da Juileta...ma che cosa!

Próxima paragem, Arena Romana! Algo muito parecido com o Coliseu em Roma.
A cidade é pequenina...fizémos tudo a pé...assemelha-se a Coimbra, mas em vez do Mondego passa o rio Adige.

Andámos só um bocadinho e já estávamos junto à arena. Nas redondezas situa-se também a câmara municipal onde estavam viaturas do exército, imensos militares, e onde decorria um casamento de alguém importante!

A arena só a vimos de fora...era muito caro para visitar!
Estivémos lá a observar o movimento e seguimos para a Casa di Giullieta, o sítio que mais queria ver em Verona!

Fica numa rua perpendicular à baixa da cidade. Imensa gente...imensos turistas! (Embora Verona seja uma pasmaceira comparada com Milão!)

A entrada para a casa da Julieta nota-se bem pelo acumular de pessoas à porta a tirar fotos. Estava à espera de ver um átrio espaçoso, com a famosa varandinha e as ditas cartas que no filme "Cartas para Julieta" aparecem na parede...Esta não é bem a realidade..

com a estátua da Julieta

os cadeados dos namorados..

as escadas para o terraço dos namorados

É bonito o átrio da casa, mas não é muito grande, nem tem as ditas cartas que as pessoas escrevem à Julieta! Fiquei muito triste! Tem sim, declarações que os namorados vão escrevendo nas  paredes...tantas que já nem se conseguem ler! A varanda da Julieta é a parte mais concorrida da casa, não sei como ainda não caiu! Mas era preciso pagar quase 5€ para entrar mesmo lá dentro, então foi só a Telma...

A estátua da Julieta que está também no átrio é muito concorrida! Todos tiram uma foto com a Julieta Capo! Quase todos os homens põem a mão em cima da mama dela..dizem que dá sorte!
Uma parte muito bonita da casa é também o terraço dos namorados, de onde se tem uma perspectiva mais alta da casa. é muito bonito!
Há também 3 lojas de recordações no átrio mas não vendem nada de jeito...
Umas ruas depois da casa da Julieta fica a casa do Romeo, que não dá para entrar, e pela placa descobrimos que não se chamava mesmo Romeo mas sim, Cagnolo Nogarola! Que nome feio...Não admira que Shakspeare o tenha modificado!

Depois fomos dar uma volta à beira rio e abrimos as mochilas para almoçar! Viva! Uma sandes de salsicha!
De tarde vimos o resto de Verona...que não era muito mais...uma ponte bonita, a catedral, o Catello Vechio, um jardim em que só tirámos fotos de fora porque se pagava para entrar!

Placa da casa do Romeo

Casa do Romeo

À porta do Jardino Giusto

na ponte bonita que já não me lembro o nome

à entrada do Jardino Giusto

Uma pausa na gelataria

Beira rio

À entrada do Casstello Vecchio

No fim como ainda tinhamos muito tempo para o comboio de regresso, fomos ver o cemitério que tinha 2 estátuas de leões a dormir a porta!

Chegámos a Milão mais cedo do que estávamos à espera...embora o comboio se tenha atrasado!
Depois claro...foi chegar a casa e arrochar!