segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Viagem a Roma

Bem..e aqui vai o relato da nossa viagem de fim de semana à capital italiana! Cheia de aventuras...

Como o voo de partida era de manhã cedo, tínhamos planeado dormir no aeroporto, visto que não há comboios muito cedo que não queríamos apanhar um táxi até ao aeroporto...isso tinha-nos dado cabo do orçamento!

Ora..começou em Milão a nossa aventura! Saímos de casa tarde demais para apanhar o último comboio para o aeroporto! Queríamos apanhar o comboio na estação da nossa faculdade, Bovisa, mandaram-nos para outra mais longe porque aquela hora já não parava ali. Fomos para a outra estação, mandaram-nos para o centro...tivemos a dançar e a cantar fado enquanto esperávamos o comboio que nos ia levar ao centro...

Lá fomos para o centro...e eis que nos informam que não iria haver mais comboios nessa noite....Resultado: Tivemos de passar a noite no centro, e não podia ser dentro da estação, porque fecha durante a noite...

Ainda fomos a um bar, mas fechou cedo também....muitas horas para passar até as 5h da manhã e nenhum sítio para se estar até essa hora...
"O que vamos fazer? Vamos para o Duomo que está iluminado e está lá sempre gente...nem que seja os taxistas!"

Assim fizemos e fomos até ao Duomo....nisto encontrámos lá 2 casais de gregos a dançar descalços ao som de uma pequena coluna...estavam lá pois era o último dia de férias em Milão...

Era bonito de se ver, e por isso tirámos algumas fotos....Lá para o fim, meteram conversa connosco, ainda lhes mostrámos fado e outras músicas....falamos das tradições académicas de Coimbra e eles da cidade grega deles que eu já não me lembro o nome....

Ficaram curiosos em conhecer Coimbra..até porque lhes falamos do preço da cerveja...que é 6 vezes mais barata do que em Milão!

E pronto...lá chegou a nossa hora e despedimo-nos...Se não fossem estes gregos teríamos morrido de tédio durante a noite...mas à conversa o tempo passou depressa!

No aeroporto...outra aventura! Quando fizemos o check-in, a Telma reparou que tinha o bilhete para o dia anterior! Teve de comprar um novo bilhete porque já nem nos deixavam trocar...era como se tivesse perdido o avião! E pimba! Mais 110€!

No momento do embarque, reparamos que afinal a Telma tinha comprado o bilhete para um voo 2 horas a seguir ao nosso! Pobre rapariga que foi sozinha no avião...Lá fomos nós..e depois esperámos por ela no aeroporto de Roma!

Tudo bem no voo..e chegámos em meia hora a Roma...o Bronze seguiu para o estádio olímpico para fazer fila para o concerto dos U2 que iria decorrer nessa noite, e eu e a Xana fomos ao turismo buscar mapas e essas coisas para nos orientarmos.

Lá chegou a Telma, e fomos para o hotel! Apanhamos o autocarro para o centro da cidade (que ainda demorou 45 minutos) e lá fomos para o nosso hotel de metro...

O metro em Roma é o mais sujo e horrível em que já andei...tem 2 linhas, a vermelha e a azul...e temos de andar imenso só para sair da estação..uma coisa ridícula e mal organizada...mas talvez seja um metro muito antigo...

Lá nos instalamos no hostel e fomos de seguida para a cidade do Vaticano! Vimos a praça de S.Pedro e a Basílica! É muito bonito, embora tivesse imaginado a praça muito maior do que é...Vimos dentro da basílica a Pietà e outras tantas obras de Miguel Ângelo!
Não fomos nesse dia à Capela Sistina pois fechava ás 16h e nós não sabíamos...fomos no dia seguinte

Fomos então para o hostel e por lá jantamos...

No dia seguinte...PIMBA! 9h30 da manhã tudo a levantar! Vamos ver Roma!
Passámos por volta de 1 hora na fila para a capela Sistina...e lá dentro umas 2 horas...é enorme, eu não fazia ideia..A capela em si é muito bonita, embora não seja aconselhável visitar a um Sábado, pois quase não se respira com tanta gente lá dentro a empurrar! Parecia um autêntico galinheiro, não uma capela!
Mas sim, as pinturas são magníficas, o Miguel Angelo deve ter ficado com umas dores de pescoço horríveis depois de a pintar!

Depois da visita fomos almoçar...

De tarde, começámos pelo Coliseu! O que eu mais gostei em Roma...vale a pena entrar, é muito bonito! É assustador pensar que morreu lá muita gente...
Quando saímos do Coliseu, outra aventura...

Passou um marroquino a vender lenços. Eram muitos giros e perguntei-lhe o preço...5€! Então disse-lhe que não...ele perguntou quanto eu queria dar...e disse-lhe 3€ no máximo..então foi embora
Passado um bocado volta e diz: "Ok vendo-te por 3€!" E enquanto eu escolhia o lenço que queria, apareceu a polícia a correr atrás do marroquino, que me deixou com um lenço na mão e correu como se não houvesse amanhã! Deixou cair metade dos lenços que tinha na mão, mas os policias não o apanharam!
Conclusão: UM LENÇO À PALA! PIMBA!

Seguimos para o Fórum Romano, e um monumento a Vittorio Emanuelle, alguém muito importante nesta terra! Ainda tenho de pesquisar quem era esse senhor!

Fomos depois para o Pantheón, Piazza Navona (onde estão lá muitos artistas a vender os seus quadros), Fonte de Trevi (onde havia imensa gente a tentar a sorte, a atirar moedinhas para a fonte) e Piazza di Spagna!
A cidade é um autêntico museu!

Posto isto, já tínhamos visto o principal em Roma! Fomos ao Hard Rock café e fomos descansar do nosso dia cansativo!

No último dia, não nos conseguimos levantar de manhã! Conclusão: acordámos, almoçámos e fomos depois de almoço para o aeroporto..Mais valia não termos ido porque o avião acabou por se atrasar...mas pronto..jogámos ao stop nas horas mortas!

Quando chegámos...mais um azar...O Bronze e a Xana esqueceram-se de validar o bilhete do comboio para o centro, e  tiveram de pagar multa...PIMBA! 35€!